Quem foi Mussum?

Mussum ou Antônio Carlos Bernardes Gomes, nasceu do Rio de Janeirís, dia 7 de abril de 1941, foi musiquís, humorista, ator e um grande comediante brasileiro. Integrou os grupís de sambís Os Originais do Samba e o humorístico Os Trapalhões.

Teve uma origem humilde, nascido no Morro da Cachoeirinha, subúrbio do Rio de Janeiro, estudou durante quase uma década em um colégio interno onde obteve o diploma de ajustador mecânico. Serviu na Força Aérea Brasileira durante oito anos.

Retrato fotográfico de Antônio Carlos Bernardes Gomes

Nos anos 1960, junto dos amigos formou o grupo Os Sete Modernos, posteriormente conhecido como Os Originais do Samba. O conjunto musical fez muito sucesso, apresentando-se em diversos países como França e Estados Unidos.

Nessa mesma década que Mussum ganhou este apelido de Grande Otelo, nos bastidores do programa humorístico Bairro Feliz, em 1965. Muçum è o nome de um peixe teleósteo sul-americano:

é um peixe muito liso, assim como Antônio Carlos!

conseguia sair facilmente de situações complicadas.

Em 1969 o diretor de Os Trapalhões assistiu a uma apresentação “dos Originais” e o convida para fazer parte do grupo humorístico, que na época fazia parte da programação da TV Excelsior. Mussum recusa, mas com a ajuda e insistência do amigo Dedé Santana, ele aceita fazer parte da atração televisiva em 1972. Antes disso, ele já havia trabalhado na Escolinha do Professor Raimundo, com Chico Anysio.

Quando Os Trapalhões ganham seu novo programa na TV Globo, o sucesso é tão grandioso que Mussum é obrigado a deixar Os Originais do Samba pelo conflito de agendas e compromissos. Mas ele nunca deixou de lado seu lado músico e acabou gravando discos com Os Trapalhões assim como um disco solo de samba.

Em Os Trapalhões Mussum ficou eternizado por suas falas com terminações em “is” e “évis” e pela expressão “mé” que significa cachaça. As principais características de seu personagem eram o (alto!) consumo de bebidas alcoólicas e suas frases que caíram na boca do povo!

Como quando ia pedir mais uma cerveja: “traz mais uma ampola” ou “faz uma pindureta” quando queria beber fiado.

Além disso, Mussum era aquele que fazia brincadeiras com os outros personagens colocando apelidos como em Didi, que era chamado de jabá ou cardeal e Zacarias de mineirinho de Sete Lagoas.

Quatro anos após a morte de Zacarias, Mussum nos deixou em 1994 com apenas 53 anos. Infelizmente ele não conseguiu resistir a um transplante de coração e causando forte comoção nacional, seu legado permanecerá em nossa memória forévis.